SEJAM BEM-VINDOS!!!

Oi, como vão vocês? Sejam bem-vindos!!! É um prazer compartilhar este blog que, tenho certeza, contribuirá de maneira significativa para seu enriquecimento pessoal. Espero que goste do conteúdo desse blog, do qual começará a fazer parte ao deixar seus comentários e seguir-me para que possamos trocar informações de nosso interesse.

Além de super dicas que postarei pra vocês, aqui estarão ferramentas básicas para a organização e o planejamento de sua vida diária. Que tal dedicar alguns minutos do seu dia para se informar e ficar atualizado? Visite-me todos os dias e deixe que eu conduza as informações mais importantes até você.

Rosilene Zuquetto


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Sindiupes e a OLT ou Representante de Turno

   A organização por local de trabalho (OLT) no Sindiupes estatutariamente é concretizada pela eleição de representantes da categoria por turno nas escolas e pela participação destes no Conselho de Representantes.
   O processo eleitoral dos representantes de turno devem ocorrer em reunião no próprio local de trabalho, registrada em ata própria fornecida pelo sindicato. O(a) representante eleito(a) é peça fundamental na organização da luta e no fortalecimento do Sindiupes.
   O Conselho de Representantes é o órgão de planejamento, avaliação e deliberação do Sindiupes, devendo se reunir mensalmente ou quando necessário. Compete ser a base de sustentação e ligação entre as diversas instâncias deliberativas do sindicato, promovendo a coesão entre os(as) Trabalhadores(as) em Educação em torno de sua coletiva em prol de uma educação pública, democrática, gratuita, laica e de qualidade.

Para quê?

A função do(a) representante de turno é ser um elo de ligação entre a escola e o sindicato, levando e trazendo as demandas dos colegas e da direção sindical. Ele(a) irá compor o Conselho de Representantes de Turno (CRT), que é um importante espaço de planejamento, avaliação e deliberação do Sindiupes.

   Com a representação por turno nas escolas, as bandeiras e os anseios da categoria serão debatidas em reuniões no local de trabalho, coordenadas, preferencialmente, por esses representantes, principalmente quando estiver agendado uma reunião do Conselho de Representantes (CRT).

   Referências:

   Estatuto do SINDIUPES.
   Caderno de formação da APP-Sindicato. Etapa III: OLT Para o controle social da Fábrica para a Escola.
  História da Organização por local de trabalho. Peloso da Silva, Ranulfo. CEPIS, SP. A retomada do trabalho de base.

Quem?

Todas as escolas das redes públicas abrangidas pelo Sindiupes devem escolher um(a) representante para cada turno escolar. Todo(a) profissional do magistério sindicalizado(a) tem o direito de escolher e de ser escolhido representante de turno.

Nenhum comentário: