Brigar por água como se fosse por diamantes, usar máscaras para conseguir respirar devido à poluição no ar, ou só conhecer o verde das matas através de fotos. Até parece roteiro de filme, mas infelizmente essa é a realidade que nos aguarda se não fizermos algo para mudar esse cenário.
Aqui vão algumas sugestões para quem quer se tornar um defensor da natureza:
· Separe seu lixo seco. O papel reciclado impede o desmatamento de florestas. Uma tonelada evita o corte de mais de 30 árvores. Ela reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água.
· Uma tonelada de alumínio economiza 95% de energia, ale de evitar a poluição causada pelo processo convencional, reduzindo 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água.
· O vidro é 100% reciclável. Um quilo de vidro reciclado produz um quilo de vido novo.
· Todos os plásticos são derivados do petróleo, um recurso natural não renovável e altamente poluente. Com o reaproveitamento desse material, economiza-se até 90% de energia.
· Concerte torneiras que estiverem pingando. Isso poderá evitar o desperdício de até 45 litros de água por dia. Com uma abertura de um mililitro, o fio escorrendo causa a perda de 2.068 litros em 24 horas.
· Evite utilizar a mangueira para limpar jardins, calçadas, passeios e quintais. Use uma vassoura para executar essa tarefa. É mais rápido e não gasta água.
· Colete água da chuva para regar suas plantas. Assim não gasta água encanada. Mas lembre-se de armazená-la em um recipiente fechado para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
· Evite banhos demorados. Reduzindo um minuto você pode economizar de três a seis litros de água.
· Para lavar verduras use também uma bacia para deixá-las de molho (pode ser inclusive com algumas gotas de vinagre), passando-as depois por um pouco de água corrente para terminar de limpá-las.
· Durante o inverno, regue o jardim em dias alternados e prefira o período da manhã. Molhe a base das plantas, não as folhas. Mobilize seus amigos e vizinhos. Estimule a economia de água e cobre vistorias do condomínio.
· Plante uma árvore. Ela proporciona sombra e bem-estar. Além disso, você contribuirá para evitar o aquecimento global. Em média, uma árvore absorve 200 kg de carbono durante seu crescimento, evitando que haja mais CO2, o principal gás de efeito estufa, na atmosfera.
· Denunciem queimadas irregulares. O fogo pode se alastrar destruindo o habitat de milhares de animais, além de jogar gases causadores do aquecimento global na atmosfera.
· Faça revisões no seu carro. Quando ele está bem regulado, joga menos gases poluentes na atmosfera e fica mais econômico.
· Quando parar por mais de dois minutos, desligue o motor.
· Não queime lixo doméstico (plástico, isopor, restos orgânicos). Os gases emitidos poluem a atmosfera causando doenças, efeito estufa.
· Jamais jogue pelo ralo a gordura gerada na cozinha ou o pó de café usado. Isso vai contaminar muitos litros de água e dificultará o tratamento.
Preserve a natureza. É com a natureza que sentimos a vida mais profundamente, melhor trabalhamos, dormimos, respiramos. Conserve a natureza que está a tua volta, mesmo que complicações apareçam, revoltas se instalem, percebamos o fio de incompreensão, a ponta de ironia ou recebamos palavras amargas. Na hora da contrariedade, defendamos a natureza que está a nossa volta para que ela nos defenda de maior mal. Não podemos deixar que algumas pessoas que só pensam em riqueza material arruínem o presente, comprometa o futuro e ceife esperanças. A natureza que protegemos é a que nos dá proteção. Não deixamos cair nosso ânimo.
Mas como podemos atingir um objetivo sem andar na direção dele?
Sem objetivo, as nossas forças não sabem para onde ir e se enfraquecem. Com objetivo, elas afloram e chegamos à plenitude, ao equilíbrio, à felicidade. Adote o objetivo de te tornar um defensor da natureza, tenha um sentido de vida superior que te enfeixe as forças e te faça feliz. Quanto maior o nosso empenho, mais o objetivo se realiza.
Já temos dentro de nós os recursos para resolver toda a questão, só precisamos de atitudes. Precisamos tomar nosso destino nas mãos. Não podemos permitir que a poluição das grandes cidades polua nossa atmosfera mental.
Ainda que nos demande esforços, sejamos otimista e encontraremos, mais a frente, os frutos dos nossos esforços. Até o chão é otimista, pois faz crescer a semente. Uma transformação, mesmo que pequena, um pequeno bem, agora, é o pouco do muito que vem a te favorecer adiante. A nossa vida tem finalidade, como tudo o mais. Nunca percamos a esperança. Observa a Natureza que se renova a cada manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário