SEJAM BEM-VINDOS!!!

Oi, como vão vocês? Sejam bem-vindos!!! É um prazer compartilhar este blog que, tenho certeza, contribuirá de maneira significativa para seu enriquecimento pessoal. Espero que goste do conteúdo desse blog, do qual começará a fazer parte ao deixar seus comentários e seguir-me para que possamos trocar informações de nosso interesse.

Além de super dicas que postarei pra vocês, aqui estarão ferramentas básicas para a organização e o planejamento de sua vida diária. Que tal dedicar alguns minutos do seu dia para se informar e ficar atualizado? Visite-me todos os dias e deixe que eu conduza as informações mais importantes até você.

Rosilene Zuquetto


sábado, 9 de abril de 2011

GESTÃO AMBIENTAL



Trata-se de um conjunto de políticas, programas e práticas que levam em conta a saúde e a segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente. A gestão é realizada por meio da eliminação ou da minimização de impactos e danos ambientais decorrentes do planejamento, implantação, operação, ampliação, realocação ou desativação de empreendimentos e atividades, incluindo-se todas as fases do ciclo de vida de um produto.
Gerir quer dizer administrar, dirigir, manter determinada situação ou processo sob controle para obter o melhor resultado. Realizar a gestão do meio ambiente significa executar uma série de ações, de forma encadeada e articulada, que resultem em maior consciência sobre as consequências da atuação humana sobre o meio ambiente e adoção de práticas e de comportamentos que melhorem essa atuação.
Os instrumentos de gestão que podemos utilizar são: legislação, planejamento, monitoramento, licenciamento, capacitação e educação de pessoas, participação e conhecimento da realidade local.
Alguns benefícios da gestão ambiental: mais proximidades dos problemas a enfrentar e melhor acessibilidade dos usuários aos serviços públicos; maiores possibilidades de adaptação de políticas e programas às peculiaridades locais; melhor utilização dos recursos e mais eficiência na implementação de políticas; maior visibilidade e consequentemente mais transparência das tomadas de decisões; e democratização dos processos decisórios e de implementação, favorecendo a participação da população envolvida e as condições para negociação de conflitos.

Nenhum comentário: