SEJAM BEM-VINDOS!!!

Oi, como vão vocês? Sejam bem-vindos!!! É um prazer compartilhar este blog que, tenho certeza, contribuirá de maneira significativa para seu enriquecimento pessoal. Espero que goste do conteúdo desse blog, do qual começará a fazer parte ao deixar seus comentários e seguir-me para que possamos trocar informações de nosso interesse.

Além de super dicas que postarei pra vocês, aqui estarão ferramentas básicas para a organização e o planejamento de sua vida diária. Que tal dedicar alguns minutos do seu dia para se informar e ficar atualizado? Visite-me todos os dias e deixe que eu conduza as informações mais importantes até você.

Rosilene Zuquetto


sábado, 9 de abril de 2011

(RE) PENSANDO NOSSO OLHAR SOBRE O MEIO AMBIENTE


Algum tempo atrás as pessoas ainda não compreendiam o que era o termo educação ambiental e não sabiam por que tinham que dar crédito a ele. Foi nesse momento que a humanidade cometeu seu maior erro, achando que os recursos naturais eram infinitos e que poderiam usufruir deles a vontade.
Os recursos naturais não são infinitos, é só olhar no meio em que vivemos os desastres que vem acontecendo. Nossos dias estão cada vez mais quentes; nossas florestas estão desaparecendo; nossos rios estão secando; o ar está cada vez mais poluído; terremotos e furacões tem acontecidos com mais freqüências; e isso tem acontecido por causa da devastação que o ser humano vem fazendo ao longo dos séculos, o ser humano tem se preocupado muito em explorar petróleo, gás natural, minérios, peixe, madeira e etc. e isso tem acabado com nossos recursos naturais.a natureza é que nos garante a vida, por isso precisamos preservar o verde denso e puro de nossas floretas. O nosso verde vem sendo devastado ao longo de nosso dia-a-dia, debaixo de nossos olhos e, mesmo assim, muitos fingem não ver.
consequentemente é a partir deste questionário de defesa da natureza, que a escola é colocada como a principal instituição promovedora desta conscientização. Sendo ela a responsável pela transmissão dos conhecimentos e do desenvolvimento cognitivo, cabe à mesma formar seres ecológicos, com o compromisso de se desenvolverem em harmonia com o meio ambiente. Em outras palavras, ser sustentável.
Visto que, a educação ambiental quase se tornou uma disciplina obrigatória no currículo escolar, alguns profissionais mais conhecidos da área resistiram a essa idéia que alguns burocratas e oportunistas tiveram. Para eles a educação ambiental teria que ser consolidada como uma filosofia de educação, presente em todas as disciplinas existentes e possibilitar uma concepção mais ampla di papel da escola.
Diante disso, eles acreditavam em uma escola ecológica que deveria ser sadia de idéias, moderna, alegre, competente, científica, séria, crítica, comprometida com a mudança, mobilizadora, cheia de cultura popular e teria de estar à disposição de toda a comunidade. Além disso, a educação ambiental é vista como uma educação radical porque em nossos tempos a natureza exige alternativas radicais e justas para que ela possa continuar a sobreviver.
O que será que as escola de hoje estão fazendo para representar a problemática ambiental global? Por onde elas estão começando?
A escola pode trabalhar com seus alunos a questão da sustentabilidade, mostrando a importância de se engajar nesses projetos, de manter o equilíbrio ecológico e aprender a se desenvolver economicamente e de forma equilibrada com o seu meio. O ideal dos educadores teria que ser mais do que levar conhecimento, teria que propagar harmonia dos alunos com o meio ambiente e cidadania na sala de aula. Fazer com que a natureza esteja sempre presente durante o processo de aprendizado do aluno; esse teria que ser o compromisso.
A natureza em nosso país está em risco, e assim, consequentemente, a vida de todos os seres. O aquecimento global já afeta a todos nós, a nossa casa, a nossa fauna e flora etc. e não tem de ser assim. A educação ambiental é um processo que exige compromisso com a vida e com o futuro.
Quem educa poderá ensinar aos seus alunos a garantir o futuro do planeta. Com um sistema de ensino de qualidade os brasileiros aprenderam que é a natureza que lhes dá a vida.
Visa-se aqui acrescentar que os professores podem trabalhar com materiais naturais e que eles não devem ser apresentados apenas às crianças, mas também a adolescentes e adultos, reforçando sempre a importância de ser sustentável. Como? Através de palestras, oficinas, passeios, maquetes, filmes etc.
Afirma-se, a partir destes pontos, que a escola tem um papel fundamental na formação do ser ecológico, preparando-o, por conseguinte, para o sustentável exercício da cidadania.
Salienta-se ainda que, muitas empresas “se engajaram” no projeto de desenvolvimento e sustentabilidade como: Aracruz, Iema, Sebrae, Premium, Cesan, TV Gazeta e outras mais. Pode-se também citar as ONG’s como a Greenpeace, a WWF, que luta pela preservação das baleias e outras de ordem internacional; e também as de ordem nacional, como o projeto andorinhas, que é capixaba, e que luta pela preservação das águas. Estas empresas e organizações são grandes modelos de que é possível se desenvolver, sem agredir a natureza.
Muitas empresas e organizações não governamentais já se colocaram em prol da preservação ambiental, promovendo palestras aos seus funcionários, eventos para a população e mudanças em seu sistema de trabalho, de forma a se desenvolver sustentavelmente. Insiste-se na importância da conscientização ambiental, não só por parte de empresas, indústrias, órgãos públicos e os não governamentais, mas sim, e principalmente, da escola, que transmite diariamente conhecimentos e experiências aos seus alunos com o propósito único de torná-los cada vez mais capazes de transformar o mundo em um lugar melhor. Diante desses exemplos, poderia a escola ser uma grande aliada neste processo de preservação, aplicando em seu currículo diferentes formas de abordar os temas ambientais em sala de aula e fora dela. A crise ambiental, enfim, é uma questão a ser repensada por todos nós. Enfocando a questão ambiental nas escolas, podemos fazer a diferença para um futuro melhor e criar melhores cidadãos brasileiros, com conscientização e com respeito ao meio ambiente, lembrando sempre que a vida e a educação têm que estar sempre juntas.

Nenhum comentário: