SEJAM BEM-VINDOS!!!

Oi, como vão vocês? Sejam bem-vindos!!! É um prazer compartilhar este blog que, tenho certeza, contribuirá de maneira significativa para seu enriquecimento pessoal. Espero que goste do conteúdo desse blog, do qual começará a fazer parte ao deixar seus comentários e seguir-me para que possamos trocar informações de nosso interesse.

Além de super dicas que postarei pra vocês, aqui estarão ferramentas básicas para a organização e o planejamento de sua vida diária. Que tal dedicar alguns minutos do seu dia para se informar e ficar atualizado? Visite-me todos os dias e deixe que eu conduza as informações mais importantes até você.

Rosilene Zuquetto


sábado, 21 de maio de 2011

Bem-estar na Melhor Idade

Foi-se o tempo em que ser idoso era sinônimo de inatividade. Hoje, eles são muito mais vigorosos, mais preocupados com sua saúde e com seu bem-estar. Imagine que, no Brasil, no início do Século XX a esperança de vida ao nascer era de 33 anos de idade. Hoje, cem anos depois, a expectativa já passa dos 72 anos. É uma conquista da qualidade de vida, mas também é um desafio que precisa ser enfrentado pelas famílias, pela sociedade e pelo Estado.

Conscientize-se

Atualmente, muitos idosos morrem por consequência da violência e de acidentes. É uma realidade que precisa mudar e deve contar com cada um de nós. De acordo com o Estatuto do Idoso, é dever de todos "prevenir a ameaça ou violação dos direitos dos idosos". E mais: todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de descumprimento do que diz a lei.
Não é só agressão física que se caracteriza como violência. Excluir socialmente, xingar, maltratar, explorar sexualmente e furtar, por exemplo, também são violências contra os idosos.

É violência contra o idoso quando as pessoas:

  • machucam, obrigando o idoso a fazer alguma coisa que ele não deseja;
  • xingam, falam mal, humilham os idosos;
  • fazem gestos obscenos para eles;
  • aterrorizam, humilham, prendem ou isolam os idosos do convívio social;
  • exploram sexualmente o idoso, aliciando ou ameaçando;
  • abandonam ou não prestam socorro a um idoso que necessite de proteção;
  • recusam ou omitem cuidados necessários, principalmente os responsáveis familiares ou institucionais;
  • se apossam do cartão de aposentadoria, sacando o dinheiro e não entregando;
  • exploram seus patrimônios, sem consentimento;
  • abandonam os idosos nos asilos, não dão carinho ou fazem pressão psicológica;
  • enfim, abusam do idoso que se encontra em situação de múltipla dependência ou incapacidade, gerando lesões e traumas físicos, emocionais e sociais.
Muitas dessas formas de violência acontecem dentro da própria família. Fique atento a qualquer sinal de agressão em idosos da sua família ou vizinhança.

Denúncie!

Disque Denúncia: 181
Ministério Público
Conselho Municipal dos Direitos do Idoso
Secretaria Municipal de Assistência Social
(Núcleo de Atendimento a Violência Contra o Idoso)
Autoridade Policial ou Delegacia mais próxima

Nenhum comentário: