SEJAM BEM-VINDOS!!!

Oi, como vão vocês? Sejam bem-vindos!!! É um prazer compartilhar este blog que, tenho certeza, contribuirá de maneira significativa para seu enriquecimento pessoal. Espero que goste do conteúdo desse blog, do qual começará a fazer parte ao deixar seus comentários e seguir-me para que possamos trocar informações de nosso interesse.

Além de super dicas que postarei pra vocês, aqui estarão ferramentas básicas para a organização e o planejamento de sua vida diária. Que tal dedicar alguns minutos do seu dia para se informar e ficar atualizado? Visite-me todos os dias e deixe que eu conduza as informações mais importantes até você.

Rosilene Zuquetto


domingo, 29 de maio de 2011

Os Sentidos e os Cuidados do Amor

Desde a concepção, são muitas as oportunidades que temos para ajudar nossos filhos a se desenvolverem integralmente como seres humanos felizes e socialmente realizados, por meio de ações e atitudes que fortaleçam o vínculo mamãe-bebê.
A ciência, com todo seu progresso, tem nos ajudado muito a desvendar o maravilhoso mistério da vida, e a aprender mais sobre a delicada relação física, emocional e espiritual entre a mamãe e o bebê. Com a vivência da maternidade, todo esse conhecimento pode surgir naturalmente na mulher, mas é sempre bom saber mais para poder usufruir intensamente desta experiência e também garantir ao bebê as melhores condições para o seu desenvolvimento.
Hoje sabemos que o feto reage à luz, ao som e ao toque já durante a gestação: e que o recém-nascido tem todos os sentidos ativos e prontos para serem estimulados. Agindo com amor, intenção e consciência, podemos fazer muito para fortalecer o vínculo mamãe-bebê por meio dos cinco sentidos, que são os canais de comunicação entre mãe e bebê.

Amamentação
A amamentação é uma das vivências mais fortes e ricas dessa relação, porque envolve quase todos os sentidos, como o paladar, o olhar, o toque, o olfato e até mesmo a audição.
É um momento de grande intimidade e valor que, sempre que possível, a mãe deve usufruir.

Olhar
O olhar da mãe é o primeiro espelho da nossa vida.
É pelo olhar da mãe que o bebê conhecerá o mundo, porque, no início da vida, a mãe representa o mundo todo para seu filho. Com isso, a mãe deve buscar olhar o bebê nos olhos, transmitindo sentimentos de alegria e amor, porque por meio destes sentimentos o bebê se sentirá aceito e amado, iniciando com seu próprio corpo e imagem uma relação de auto-estima indispensável para uma vida futura feliz.
Olhar nos olhos do bebê também desenvolve sua capacidade de fixar o olhar e compreender as emoções, e desenvolve sua inteligência e capacidade de atenção.

Olfato
O olfato também fortalece o vínculo entre mamãe e bebê.
Quando a mãe coloca o bebê em contato com sua pele, principalmente seu pescoço e colo, ela faz com que o bebê se familiarize com seu cheiro e o reconheça toda vez que se aproxima dela.

Audição
O estímulo da audição, por meio do canto e da fala, ajuda a acalmar e ambientar o recém-nascido no seu novo mundo.
Ao longo da gestação, cantar e conversar com o bebê, explicando seus sentimentos, transmite acolhimento e calma a ele, além de familiarizá-lo com a voz materna e sensibilizá-lo para os sons. Após o nascimento, a voz da mãe é reconhecida pelo bebê e, se as músicas cantadas ou tocadas forem as mesmas do período da gestação, ele vai se recordar do que ouvia quando ainda estava confortável dentro da barriga da mãe, sentindo-se mais seguro nesta nova situação.

Toque
O toque está muito presente na comunicação e interação entre pais e filho. Na gestação, a mãe pode acariciar sua barriga e massageá-la, sabendo que seu bebê, ali dentro, está sentindo cada gesto e percebendo sua intenção de entrar em contato com ele para lhe dar as boas-vindas. Após o nascimento, o toque, por meio do abraço, do carinho, do beijo e da massagem, tem grande poder de fortalecer o vínculo. A massagem faz com que o bebê durma melhor, ganhe mais peso, chore menos, fique mais ativo e alerta, tornando-o mais consciente do que o rodeia.

Nenhum comentário: